sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CISTITE CRÔNICA E ACUPUNTURA






 DEFINIÇÃO
A cistite intersticial crônica é uma síndrome clinica que atinge o sistema urinário inferior, causando sintomas urinários prevalentes com aparecimento de dores pélvicas. Também é classificada como Síndrome da Bexiga Dolorosa.



QUADRO CLÍNICO
Os principais sintomas são urgência miccional ou seja uma vontade constante e rápida de urinar a todo instante, com sensação de dor ao tentar urinar e ardência, assim como dor no baixo ventre e sensação de peso local.
A necessidade de urinar frequente se dá devido ao quadro de ansiedade associado em função da dor que o paciente sente quando a bexiga esta cheia. Este quadro leva a pessoa urinar em media mais de 10 vezes ao dia e várias vezes a noite.



ETIOLOGIA
A etiopatogenia da cistite intersticial é desconhecida, sabe-se que ocorre uma ruptura do epitélio visceral onde a barreira existente contra bactérias fica praticamente inativada, deixando este local vulnerável a vários microorganismos.





OS TIPOS DE CISTITE
-Cistite Bacteriana, é a mais comum causada por bactéria coliforme sendo transferida do intestino para a bexiga através da uretra.
-Cistite Intersticial, tem causa desconhecida, mas suspeita-se de doença autoimune, quando o sistema imunológico ataca a bexiga.
-Cistite esosinófila, é uma forma rara de cistite, onde a parede da bexiga e infiltrada com alta concentração de eosinófilos que são parte dos glóbulos brancos do sangue.
-Cistite por Radiação, causada por radioterapia.
-Cistite Hemorrágica.



CAUSAS
A cistite ocorre quando o trato urinário inferior é invadido por bactérias, levando a quadro de dor irritação e inflamação local. A cistite afeta mulheres sexualmente ativas entre 20 a 50 anos, é mais comum em mulheres já que a bactéria tem um acesso mais fácil para entrar na bexiga devido a distância curta entre a uretra e o anus.
O ato sexual também pode ser veiculo de entrada de bactérias, porém estas são removidas naturalmente através da urina, mas quando a bactéria se reproduz rapidamente ela provoca infecção.
Outras causas também são comuns como: gravidez, nefropatia, diabetes e aparelhos de cistoscopia, e idosos com dificuldades em esvaziar completamente a bexiga.

SINTOMAS DA CISTITE
-Necessidade de urinar frequentemente e urgente
-Necessidade de urinar durante a noite
-Cor anormal da urina, mais escura ou turva
-Odor forte na urina
-Pressão e dor no baixo ventre
-Sangue na urina.






COMPLICAÇÕES DA CISTITE
As principais complicações da cistite são as infecções do trato urinário recorrentes, Pielonefrite ( infecção da urina que atinge até o rim), e Insuficiência renal aguda.






TRATAMENTO CLÍNICO
O tratamento clinico é feito basicamente a base de antibióticos específicos, prescritos devidamente pelo médico.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura trará alivio imediato para os sintomas, assim como estimularemos pontos específicos para fortalecer o sistema imunológico da pessoa, assim como pontos de limpeza de toxinas orgânicas. Utilizamos pontos Shu para Rim e Bexiga, alternando com Yang Ming. Faremos uso de acupuntura sistêmica e auricular, assim como podemos utilizar o Laser Acupuntura.




CASO CLÍNICO










 
...DOR AGONIANTE E FINA

 QUE

PERTURBA O DIA, QUE NÃO

 DESCANSA A NOITE, TRAZ 

IMEDIATA SENSAÇÃO DE 

INQUIETUDE...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...