quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DOR NAS COSTAS (LOMBALGIA) E LASER-ACUPUNTURA


DEFINIÇÃO
A lombalgia ou dor nas costas é uma dor que aparece quase sempre na região baixa das costas devido ao esforço físico ou má postura, onde deixa a região totalmente sobrecarregada podendo acometer inclusive o nervo ciático.
A coluna vertebral no ser humano é composta por 33 vertebras sobrepostas por estruturas e ligamentos assim como por discos intervertebrais. Os discos são substâncias gelatinosas que tem a função de amortecedores, evitando assim o atrito entre os ossos da coluna.
Estas estruturas vertebrais são compostas por coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar, sacral e cóccix. Todas estas estruturas podem sofrer sobrecarga ou trauma de alguma forma durante a vida do individuo.


CAUSAS
As causas mais comuns estão relacionadas diretamente a má postura, sentar de qualquer jeito no sofá, abaixar a coluna para apanhar algo no chão, quadros infecciosos, hérnia de disco, listese ( escorregamento de uma vértebra), artrose degenerativa e problemas emocionais e psicossomáticos.
Outras causas: obesidade, fraqueza abdominal, gordura abdominal, encurtamento muscular.


DESVIOS POSTURAIS QUE PIORAM A DOR
-Escoliose: a coluna apresenta rotação das vertebras e fica deslocada para um dos lados em forma de S ou C.
-Hiperlordose: a coluna lombar fica muito curvada e o  bumbum fica empinado.
-Hipercifose: a coluna dorsal fica corcunda e pode piorar também a coluna lombar, levando a dores e inflamações.


O DESEQUILIBRIO FUNCIONAL DA COLUNA VERTEBRAL
O equilíbrio da coluna vertebral se dá do mínimo esforço do corpo para manter as estruturas, assim como a própria ação da gravidade sobre o corpo. Toda a ação de equilíbrio deve ser automaticamente sustentada pelos ligamentos, junturas e estruturas musculares sem sobrecarga.
Quando ocorre tensão demasiada sobre os ligamentos, haverá contração exagerada da musculatura, por momentos isto se torna proteção, mas ao longo do tempo gera fadiga e incapacidade na sustentação, podendo levar a dores e inflamações em todo o seguimento acometido.


TIPOS DE DORES
Temos dois tipos: Lombalgia aguda e crônica, a forma aguda está quase sempre relacionada à má postura e o “mau jeito”. A dor forte aparece sempre após um esforço físico exagerado e quase sempre acomete muito a população mais jovem.
A lombalgia crônica tem característica diferente acometendo sempre os mais velhos, onde a dor está presente quase o tempo todo e piora com o passar dos anos.



DIAGNÓSTICO
O diagnostico será feito com exame físico adequado, assim como uso de imagens como: tomografia computadorizada, Rx, Ressonância magnética para observações de estruturas internas como hérnias de disco.


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura tem por objetivo aliviar o quadro de dor aguda e ou irradiada para as pernas, assim como trabalhar o processo inflamatório instalado. A acupuntura irá liberar substancias como as endorfinas que irão melhorar também a tensão muscular local.
Utilizamos desde agulhamento local  ao uso do “LASER ACUPUNTURA”, este raio local irá dissensibilizar o tecido acometido, diminuindo a dor de forma gradual. O tratamento requer acompanhamento dos sintomas, mas os resultados são rápidos. 





CASO CLÍNICO










...O RAIO LUMINOSO QUE ATRAVESSA O ESPAÇO, RETIRA DO CORPO O ARDOR AGUDO QUE TRAVA OS PASSOS...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...