sexta-feira, 24 de maio de 2013

ANÓXIA CEREBRAL PÓS PCR (PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA) E ACUPUNTURA






DEFINIÇÃO
Anóxia cerebral é a ausência de oxigênio à nível cerebral, e é um agravamento da hipóxia ( diminuição do suprimento sanguíneo). Em medicina pode ocasionar ausência de oxigênio no cérebro, onde poderá levar o individuo a ter lesões graves e até a morte se o processo de falta de oxigênio for longo. Em crianças o processo se dá logo ao nascimento ou uma parada cardio-respiratória, assim como no adulto.



CLASSIFICAÇÃO
A Anóxia Cerebral não é uma doença e sim um estado patológico, onde os fatores desencadeantes estão relacionados ao processo gerado pelo falta de oxigênio à nível cerebral. Esta lesão quase sempre irá provocar lesões importantes afetando partes do cérebro como motora, visual, auditiva, linguagem ou comportamento, assim como não afetar o áreas nobres do cérebro responsáveis pela inteligência.



PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
A PCR é a interrupção da circulação sanguínea que ocorre devido a interrupção súbita dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos ineficazes. Após a PCR, o individuo perde a consciência e em cerca de 10 a 15 segundos devido a parada de circulação cerebral. Caso não haja retorno da circulação o individuo necessita de ressuscitação cardiopulmonar, e a lesão cerebral pode ocorrer após os 3 minutos e após os 10 minutos torna-se lesão grave e possível óbito.

CAUSAS
-Choque circulatório;
-Choque séptico;
-Traumatismos;
-Doenças cardíacas;
-Infarto do miocárdio;
-Infecção respiratória;
-Choque anafilático;
-Engasgos em crianças.

SINTOMAS DA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA
-Ausência de batimentos cardíacos;
-Ausência da respiração;
-Cianose extrema
 (rouxidao dos lábios, e extremidades).

COMPLICAÇOES MOTORAS DA ANÓXIA CEREBRAL
ESPASTICIDADE
A espasticidade é uma desordem motora  importante, caracterizada por uma hiperatividade funcional muscular que contribui para dor e a incapacidade. Isto se define por  reflexo tônico de estiramento velocidade dependente, com exacerbação dos reflexos tendinosos, resultado do aumento do reflexo de estiramento.
A hipertonia espástica é uma das consequências mais incapacitantes da anoxia cerebral, e esta condição deixa o individuo com serias limitações físicas, assim com pode prejudicar a própria fala e a deglutição. Esta condição prejudica o uso funcional dos sistemas motores, limita a amplitude de movimento articular e provoca dor.

CONVULSÔES
Convulsão é um fenômeno electrico-fisiológico anormal, este fenômeno gera contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, desvio dos olhos e tremores.


COMPLICAÇOES SEVERAS
-Estado vegetativo prolongado, infecções pulmonares, nutrição inadequada, ulceras de pressão, coágulos nos vasos.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
A acupuntura tem a capacidade de estimular células nervosas chamada de neuroplasticidade que permite que novas conexões se formem entre elas. Com essas conexões Formam-se também novos circuitos nervosos que podem conduzir estímulos que antes estavam bloqueados.
Utilizamos acupuntura sistêmica e auricular, com ou sem agulhas como o Laser acupuntura e a própria acupuntura quântica com cristais radiônicos. O uso da acupuntura mostra-se eficaz reduzindo a espasticidade, a secreção bucal e pulmonar, assim com aumenta a resistência do corpo. Indicado aplicar de 2 a 3 vezes por semana.

                                           
                                         Caso Clínico

                                            
                                           






...NA

SEVERIDADE DA

 RIGIDEZ DA VIDA, SUPLANTA O CORPO

 RÍGIDO NUMA ALMA SUBLIME E VITIMA

 DO PRÓPRIO SER...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Um comentário:

  1. Olá Dr.Rinaldi!

    O Senhor tem referências bibliograficas pra me indicar da acupuntura no tratamento da espasticidade pós anóxia, decorrente de parada cardiorespiratória?

    Agradeço muito se puder me ajudar!
    ATT. Danielle

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...