sábado, 18 de agosto de 2012

FURUNCULOSE E ACUPUNTURA



DEFINIÇÃO
A furunculose é uma doença causada pela inflamação dos folículos pilosos, onde por consequência acaba ocorrendo resíduo de pus no local e tecido morto. Também poderão ocorrer um aglomerado de furúnculos, onde estas redes interconectas darão origem a carbúnculos, e em casos mais severos ocorrerão abcessos.

FOLÍCULO PILOSO
O folículo é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros epiteliais e produz pelos. Nesta sequencia temos:
1-O pelo
2-Superficie da pele
3-Sebo
4-Foliculo piloso
5-Glândula cebácea.

FOLICULITE
A foliculite é um processo inflamatório dos folículos pilosos. Esta inflamação é causada quase sempre por um bactéria gran-positiva, mas também poderão ocorrer por invasão de fungos e vírus.

CAUSAS
Furúnculos podem ocorrer em qualquer parte do corpo, menos na planta dos pés e das mãos. No entanto estes tem preferência por regiões com muitos pelos e onde ocorre muita transpiração e fricção como pescoço, face, axila, nádegas, costas e virilha. Ocorrem mais em homens do que em mulheres após a puberdade e são favorecidos por substâncias gordurosas na pele, uso de cigarros e locais com muita fricção.

FISIOPATOLOGIA LOCAL
Ocorre a penetração de uma bactéria no folículo e ali promove uma infecção local, logo após o processo infeccioso e inflamatório aumenta levando a um abaulamento do local com vermelhidão e uma parte amarela no centro e uma estrutura endurecida. Com o aumento do volume local haverá dor a palpação e o tamanho do furúnculo dependera do local que se instalou e do folículo infectado. Com o tempo este material concentrado se rompe e ocorre a saída de material necrótico e pus.

SISTEMA IMUNOLÓGICO NO LOCAL
O sistema imunológico está sempre atento a qualquer agressão ao organismo e a barreira protetora da pele não é diferente, pois uma infecção por bactéria por exemplo coloca em ação todo este sistema de defesa. Contudo quando ocorre uma invasão tecidual por agentes agressores e o sistema não combate adequadamente ocorre o rompimento da barreira de proteção, ai pode ocorrer uma disseminação bacteriana local.
O normal é ocorrer ação imunológica local, fazendo o combate aos microorganismos invasores, assim como a limpeza e retirada de células mortas. Neste processo estão envolvidos os leucócitos, mastócitos, linfócitos e macrófagos.

COMPLICAÇÕES DA FURUNCULOSE
As complicações estão ligadas a uma falha no sistema de defesa local, onde poderá ocorrer migração das bactérias para a corrente sanguínea podendo levar a complicações nos ossos e o próprio coração.
Outras situações também podem ocorrer com espinhas infectadas na face podendo levar a complicações no cérebro, levando a tromboses e até quadros de meningite. Outra gravidade ocorre quando a área infectada se torna muito grande “carbunculose”, ai o quadro poderá levar maior perigo bacteriano para o organismo.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos pontos sistêmicos (local da lesão) e acupuntura auricular, onde após a colocação dos pontos ocorrera uma reação química local e de estimulação cerebral nos níveis segmentares influenciando o sistema imunológico. Atuará nas proteínas chamadas conexinas que são células de defesa, atuará sobre as células T aumentando a ação imunulogica dos anticorpos IgG e uma redução dos igE. Nesta sequência entendemos que a acupuntura atua como antiinflamatória, analgésica e potencialmente imunológica. Após algumas sessões ocorrera não só a expulsão dos invasores locais, assim como o processo de cicatrização tecidual.

Caso Clínico

Início

Tratamento

Final de Tratamento





...NA PLENA DISPLICÊNCIA VITAL OCORRE O FOGO QUE INVADE A PELE E MANIFESTA A DOR E O FUROR, ASSIM COMO O ARDOR DEMASIADO DO SENSO EMOCIONAL...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...