quarta-feira, 27 de junho de 2012

SAUDADE E MEDICINA CHINESA



DEFINIÇÃO

É uma das palavras mais conhecidas da língua portuguesa, esta presente no pensamento de quase todos. Ela remete recordação nostálgica de pessoas ou  coisas distantes ou coisas passadas. Esta palavra remete a uma mistura de sentimentos de perda, falta, distancia e amor. A palavra vem do latim solitates (solidão).

HISTÓRIA

Diz a lenda que esta palavra surgiu quando na época do Brasil colônia e dos descobrimentos, quando os portugueses deixaram sua pátria querida para um lugar distante longe dos entes queridos, nisto define a distância e a magoa e a melancolia causada pela ausência ou desaparecimento das pessoas.

ETIMOLOGIA DA SAUDADE

A origem etimológica da palavra saudade de forma poética é “solitude” e nos dias atuais solidão. O termo saudade acabou por gerar derivados como qualidades o próprio “saudosismo”, e o saudosista é aquele que é apegado a idéias uso e costumes do passado. O termo tem forte apelo ao saudoso ou que produz saudade.

PSICOLOGIA E A SAUDADE

A saudade é um sentimento sutil e deveras importante para nós humanos, estando na dose certa não afetara o individuo que sente a saudade, mas podemos apresentar quadros que podemos considerar até patológicos, onde este estado de sentimento passa a ter características de tristeza, melancolia, magoa e as vezes ressentimentos de pessoas ou fatos, onde todas as circunstâncias deverão ser consideradas e possivelmente tratadas. Quando dizemos que temos saudades, isto implica que gostamos de alguém e se torna difícil entender estes aspectos pois estão  relacionados ao amor.

TIPOS DE SAUDADES

-De um ente querido falecido
-De alguém que amamos e esta ausente
-De um amigo querido
-De alguém que não vemos a tempos
-De situações e lugares
-Dos pais e avós queridos
-De um amor...
-Do tempo que passou....

 A MAGOA E A SAUDADE

Este processo demanda de um acúmulo de energia afetiva contida que se torna uma revolta ou inconformismo diante de fatos, onde este sentimento devora nosso presente e passado e nos traz sempre frustrações em nossas vivências. Isto provoca padrões potenciais de doenças psicossomáticas.
A saudade se torna a prova que o ódio e a raiva são apenas defesas circunstanciais e pessoas de nossas infelicidades, e isto acaba se sobrepondo as dores que carregamos por toda a vida.
A magoa então se torna traiçoeira pois o depositávamos em alguém e isto se rompeu, ai cultivamos o ódio e a raiva, pois vivenciamos as perdas que esta vida nos impõe, mas o que ficará é a saudade do tempo bom que estivemos com outrem.

O CAMINHO VAZIO

É difícil entender por que quase tudo nesta vida acaba em conflitos como a paixão vivida e não resolvida, o conflito no trabalho com pessoas que não tem nada a ver conosco, as perdas materiais durante a vida, a perda de entes queridos. No aspecto vivencial nada mais corrói a alma do que a não correspondência de um investimento emocional, nisto todo esforço poderá desgastar o caminho e a pessoa poderá apresentar sinais de fraqueza, tristeza, depressão e medo. A saudade faz parte do contexto!
A saudade então revela sua companheira a “angústia” que nada mais é do que um sentimento de impotência pessoal.

ASPECTOS PATOLÓGICOS

Quando se acumula sentimentos hostis do que era saudade passou a ser raiva e frustração pois se faz necessário uma auto-analise das coisas logo esta pessoa passou a acumular saudade e sentimentos patológicos profundos sendo necessário tempo e tratamento para esta mesma retomar sua lógica e trabalhar estas lembranças dolorosas.
E nesta situação a pessoa sente a saudade de um tempo que não volta mais e diz: poderia ter dado certo, tenho saudade, e isto são mensagens subliminares da magoa que se reverte em saudade, esta sim é boa!
Assim conotamos a saudade no que diz respeito a rebelião provocada pela perda e a morte e transferimos tudo para o plano emocional.
Não haveria mal algum se a saudade não estivesse intimamente ligada as piores emoções do ser humano, ex: ódio, rancor e a inveja.

A SAUDADE IMENSA

A saudade é algo sublime e transborda a alma com a mente pensante e o coração terno de vontade de viver e reviver o tempo....o mesmo que se vai, a pessoa que se foi...a vontade que fica...
A saudade de verdade que bate no peito e dói, traz vontades e desejos ardentes e calientes, ou ternos e profundos, leva o ser humano ao seu máximo desejo de satisfação no aspecto benéfico, pois materializa o invisível e flutuante perfume que agrada os corações, onde deixa na mente somente o que é belo!

A saudade nada mais é do que um subterfúgio para não encararmos a máxima experiência de perda!

ACUPUNTURA APLICADA

A acupuntura aplica-se de forma importante nos aspectos mentais e emocionais, onde todos os efeitos psicossomáticos como a magoa, a tristeza, a melancolia, ressentimentos, angustias se amenizam, pois trataremos os bloqueios energéticos que se agregam aos meridianos, trazendo de volta todo um equilíbrio físico e mental. Tratamos com pontos sistêmicos e acupuntura auricular. Utilizamos também uso de homeopáticos florais.

 SAUDADE QUE ENCHE O PEITO E QUE DEVORA A MENTE, TRAZ PRA MIM O GOSTO DOCE DA VONTADE, ESTA QUE EMANA FELICIDADE QUANDO SE TEM PRESENTE...


Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


2 comentários:

  1. Ao completar um ano de excelentes postagens, com trabalhos interessantíssimos, quero parabenizá-lo.
    Que este trabalho prossiga e possa continuar a contribuir com informações de qualidade e relevância para os leitores, com o benefício adicional da sensibilidade de um profissional que ama o que faz e faz com amor.
    Todos os seus pacientes são testemunhas que não é apenas o tratamento da patologia que faz parte dos seus cuidados, pois a sua atenção para o bem estar completo de cada um é indiscutívelmente percebido em cada atendimento.
    Que estas evidências de seu carater, profissionalismo e sensibilidade continuem a colaborar com o sucesso deste trabalho.
    Congratulações!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Venho acompanhando seu blog aqui do Japão e quero dizer que essa matéria mexeu muito comigo.
    A saudade mata, atropela nosso coração e nossa alma.
    Eu tive a maior prova de amor da minha vida com a saudade.
    Muito obrigada por me proporcionar tão ricas matérias sobre o coração do homem.
    O Dr deve ser iluminado. Quando eu for ao Brasil, quero me tratar com o dr.
    Sinto Mikiko Niah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...