sexta-feira, 15 de junho de 2012

CIÚMES E O DESCONTROLE EMOCIONAL TRATADAS COM NATUROPATIA


DEFINIÇÃO
O ciúme é uma reação complexa a uma ameaça perceptível, onde irá provocar o temor da perda. O ciúme é um sentimento que apresenta um Caráter instintivo e natural, onde provoca medo do real ou do irreal. Este sentimento se qualifica pela falta de confiança no outro ou em si próprio, e quando se torna exagerado pode se tornar uma doença de caráter obsessivo.

PSICOLOGIA
Na psicologia o ciúme pode apresentar no individuo um comportamento psicológico infantil, como o apego aos pais no primeiro ano de vida, ou consequência do complexo de Édipo não resolvido na primeira infância. Já na fase adulta essas frustrações podem reaparecer sob forma de possessividade e paranoia em relação ao parceiro.

SITUAÇÃO PARANÓICA




Nessa condição paranoica a pessoa ciumenta esta convencida com ou sem motivos sobre a possível infidelidade do parceiro, e passa a procurar “evidencias” dessa traição e neste mecanismo exagerado passa a hostilizar o parceiro e a limitar a sua própria liberdade.
Algumas situações paranoicas do ciúme acabam em desespero e atitudes degradantes, onde o individuo coloca a vida do parceiro e de outrem num abismo sem fim podendo levar a quadros psicóticos e a própria violência.

O CIÚME CEREBRAL
A parte no cérebro que é detectada a dor física é a mesma associada a dor mental, a área responsável é chamada de shadenfreude. Um estudo japonês demonstra que quanto mais o individuo sente ciúmes do outro mais se acentuava a shadenfreude, portanto as questões que antes poderiam ser emocionais e hoje se sabe que é de ordem do sistema nervoso central. O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina que interfere na dinâmica dos neurotransmissores e isto trará inúmeras doenças psicossomáticas.


AS EMOÇOES COMO CONSEQUENCIA DO CIÚME
-EMOÇOES: 


no contexto do ciúme poderão estar associados sentimentos de dor, raiva, tristeza, inveja, medo, depressão e humilhação;
-PENSAMENTOS HOSTIS: ressentimentos, complexo de culpa, comparação com a ou o rival, preocupação com a imagem, baixa auto-estima, automisseração (autopiedade).

-REAÇÕES FISICAS: cefaleia, dores no peito, taquicardia, falta de ar, pressão alta, sudorese.
-COMPORTAMENTO PESSOAL: o individuo passa a ser questionador, busca a todo instante confirmações do outro, não aceita resposta, se torna nervoso, hostil e agressivo e perde o senso.

O CIÚME E OS SENTIMENTOS
 RUINS

O ciúme está intimamente ligado a inveja, a única diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda. Mas as duas irão trazer inúmeros desconfortos e sentimentos ruins como a raiva, o ódio, pois isto irá atormentar aquele que cobiça algo que a pessoa tem.
O quadro se for contido e trabalhado não ira trazer consequências ruins mas se o ciúme e raiva exagera, o individuo perda a noção do perigo, então se instala a doença psiquiátrica, e necessita de tratamento clinico.

O CIUMES DOENTIO



O ciúme doentio é visto pela área psiquiátrica como paranoia (delírio mental caracterizado por consequente aspecto de perseguição).
A pessoa ciumenta não visualiza a realidade e fantasia quase tudo ao seu redor, pois ela perde a fronteira entre imaginação e fantasia suas crenças e ideias, ai se instala um quadro delirante e patológico.
O individuo neste nível de ciúme sufoca o parceiro  a tal ponto que leva o individuo a loucura, pois passa a invadir sua privacidade e tolhe toda a liberdade  do parceiro, pois o mesmo passa a  abrir suas correspondências, invade seu computador e redes sociais, ouve telefonemas, examina bolsas e bolsos, e chega a contratar detetives. O individuo ciumento é acima de tudo inseguro.

“SÓ QUEM CONFIA EM SÍ MESMO PODE CONFIAR NOS OUTROS”

O SER CIUMENTO
O ser humano delirante é incapaz de sentir a natureza das coisas porque esta corroído pelo ódio que o permeia, se faz dependente da sua mente doente e se enclausura na sua infantil insensatez....
O individuo acima de tudo sofre e faz o outro sofrer, pois onde não há mais vida, haverá a profundidade do cerne que não consegue emancipar o seu desejo de libertar-se. Todo ciúme será castigado com sua própria carência e escorrera por entre os dedos do outro que se asfixia pelo intolerante e sufocante tormento...
O ciúme transtorna, negligencia a sua própria historia, causa agonia, raiva, incapacidade de lidar com sua própria fraqueza, liquida o seu ego e simplesmente enlouquece a si mesmo e transborda a mente do outro...


TRATAMENTO COM ACUPUNTURA
A acupuntura irá tratar nesses casos a ansiedade do individuo, diminuindo o estresse e raiva contida no figado (Gan), haverá melhora no estado de humor e na preocupação exagerada (ciúme), assim como a melhora do sono. Assim podemos diminuir a adrenalina circulante evitando assim doenças psicossomáticas. 
Obviamente em casos extremos se faz necessário tratar também o parceiro pois esta pessoa estará muito estressada em função do ciúmes. Neste caso tratamos com acupuntura sistêmica e auricular e podemos também prescrever um homeopático floral e remédios naturopáticos para equilibrar o estado emocional e vibracional das pessoas.



 


CIÚME QUE LIQUIDA A ALMA E QUE ABORRECE O SENSO DO EGO, DOR QUE DEVORA O CORAÇÃO DOS LIMITADOS, ASSIM CAMINHA PARA A EXCENTRICA E MELANCOLICA SOLIDÃO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...