quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MEDO NA VISÃO CHINESA E TRATAMENTO


CONCEITO
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta, onde a pessoa pode se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. O Pavor é a ênfase do medo.


FISIOLOGIA DO MEDO
O medo é uma reação em cadeia no cérebro que tem inicio com um estimulo de estresse e termina com uma liberação de compostos químicos como a adrenalina e cortisol, causando aceleração cardíaca, tremores e agitação exagerada, onde coloca o individuo numa condição de lutar ou fugir.


PRINCÍPIOS PSICO-PATOLÓGICOS DO MEDO
Toda reação conduzida ao cérebro ira transformar uma série de condições psicológicas intrinsicas, podendo levar o organismo à condições extremas e se for ocasionadas por longa data poderão ocorrer distúrbios graves como a ansiedade como resposta inicial ao medo o pânico e a depressão.

Nesta sequência podemos escalar os tipos de medo, no caso da ansiedade, o individuo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Já na escala do medo propriamente dito a forma mais grave é o Pavor.


ANSIEDADE X MEDO
A ansiedade é um estado de apreensão diante do contexto de uma ameaça que não está muito clara ou diante de uma situação de conflito, onde haverá conseqüências inesperadas diante deste fato.
Já o medo exagerado quando se evita situações relacionadas com o evento/objeto temido é conhecido como fobia.


O MEDO COMO FORMA BENÉFICA
Em situações que exigem atenção, como quando atravessamos uma rua olhamos se os não virão, quando temos uma prova importante, ou quando vamos dar uma boa palestra.


MEDO NOSSO ALIADO
Crescemos ouvindo não se pode ter medo, que temos que encarar as dificuldades e nada é tão facial, mas porque não seguimos nenhumas dessas regras e nos postulamos em conceitos muitas vezes inverídicos e nos fragilizamos diante de nós mesmos e de nossas dificuldades.
 Porque  tantas pessoas tem dificuldades de falar e expressar seus medos?
Neste momento o individuo se sente fraco e incapaz, evitando que as outras pessoas descubram o que ele sente, e se esconde dentro de seu próprio abismo.
Como transformar o principio natural do medo tão peculiar ao ser humano, sem suplantar a agonia do destino traçado e a trava que limita sua existência! Se faz perfeito diante do ego e agoniza diante da realidade, se limita na vontade e morre na praia tentando minimizar o naufrágio que o sustenta. 
Então traz em si medo e insegurança deixando de viver muitas vezes o simples e belo, delineando a própria história com medo do Algoz que lhe faz refém do próprio medo!

 O MEDO NA MEDICINA CHINESA
O medo na medicina chinesa traduz um padrão desarmônico que afeta diretamente os rins, levando a vários graus de deficiência, facilmente detectável quando o individuo tem muita vontade de urinar, assim como a criança que urina na cama, levando a ansiedade e insegurança.
Estes sintomas por muito tempo pode levar ao esgotamento do Yin, Yang e Qi dos rins podendo levar a fraqueza crônica, dores e possíveis inflamações.



TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA
Utilizamos pontos sistêmicos e acupuntura auricular, utilizando sementes orgânicas, e também podemos utilizar o Laser acupuntura para as pessoas que tem “medo” de agulhas.
A acupuntura irá tratar e tonificar a energia vital dos rins, fortalecendo seu Qi ou energia.




Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.







Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

2 comentários:

  1. Shiko, gostaria de saber se essa figura aí em cima é tua. Como não tem crédito...

    ResponderExcluir
  2. Recomendo qualquer técnica de acupuntura, e fico hiper grato por ver materias em lingua portuguesa falando do assunto
    Acabei de Ler uma matéria sobre acupuntura sem agulhas
    https://acupunturasemagulhas.wordpress.com/2016/04/25/medo-de-agulhas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...