quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ACUPUNTURA E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA



DEFINICÃO
A acupuntura ou acupunctura ( do latim acus – agulha e punctura- colocação) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, é um termo considerado na complementar segundo a OMS – Organização Mundial de Saude. Mas acima de tudo esta medicina milenar pode ser observada como uma medicina intergrativa.
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de pontos de acupuntura ou “Acupontos”, por onde ocorrerão uma série de reações especificas, levando o corpo a restabelecer suas funções vitais.

HISTÓRIA DA ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma ciência que nasceu na China, sob princípios da medicina tradicional chinesa, a pelo menos 5.000 anos A.C,  onde foi construída e utilizavam-se pedras ponteagudas estimulando os pontos para o tratamento da dor.

VISÃO CHINESA DA ACUPUNTURA
A visão da medicina tradicional chinesa está profundamente ligada as teorias do Taioismo, sobre a dualidade Yin/ Yang e sobre os meridianos, os quais se denominam os canais de energia da
 acupuntura e a teoria do cinco elementos da natureza.
O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo o movimento no universo. Hoje este conceito é considerado quântico.

O EXAME NA MEDICINA CHINESA
Existem muitas formas de diagnóstico na medicina chinesa que são:
-PULSOLOGIA: Através da pulsação iremos identificar os mais variados padrões desarmônicos no sangue e da própria energia (Qi) circulante.

-LINGUA: O exame da língua nos dará possibilidade de interpretar o quadro emocional do paciente, assim como observar o funcionamento dos órgãos internos (Zang Fu).

TECNICAS DE DIAGNÓSTICO
-Observação da face
-Observação da voz
-Observação dos olhos
-Palpação do abdômen
-Observação da temperatura corporal
-Anamnese ou história do paciente.

MECANISMOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA

Desde 1963, Vogralik porpôs um esquema geral sobre a ação cientifica da acupuntura, baseado no mecanismo de resposta à agressão.
Em 1985, foi descoberto que a acupuntura estimulava fibras nervosas especificas, e que as sensações produzidas pelo estimulo, eram correspondentes com aquelas das fibras nervosas  do tipo A, como choque, sensação de peso ou parestesia.
A acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.

AÇÃO SEGMENTAR DA ACUPUNTURA

A ação segmentar da Acupuntura é o conjunto de mecanismos fisiológicos que ocorrem no local do estimulo com a agulha até a medula espinhal. O estimulo da fibra nervosa tipo A, ativa o interneuronio inibitório, este mecanismo libera metaencefalina que bloqueia na área conhecida como Substância Gelatinosa, a transmissão do sinal da dor conduzido pelas fibras do tipo C para os tratos ascendentes da
 medula. Por outra via ascendente o trato espinotalâmico, o estimulo da fibra A, é conduzido ao Córtex cerebral, onde são interpretadas como sensação de peso, calor ou parestesia no local.

AÇÃO SUPRA-SEGMENTAR DA ACUPUNTURA

As fibras do tipo A irão através do trato espinotalâmico até o córtex cerebral, ocorrerão efeitos sobre um mecanismo colateral, com liberação de Betaendorfinas, um tipo de Morfina, que afetam as vias descendentes que reforçam o estimulo sobre estas células e provocam uma ação analgésica sobre o estímulo das fibras do tipo C, que usam o neurotransmissor chamado Serotonina ( hormônio do bem estar), onde se explica a ação da acupuntura na dor, depressão e ansiedade.

AÇÃO CENTRAL DA ACUPUNTURA


A aplicação das agulhas da acupuntura no corpo, promove uma cadeia de situações reacionais, onde atinge áreas do cérebro mais profundas como o Hipotálamo e a Hipófise, promovendo equilíbrio na elaboração do funcionamento cerebral.
A Hipófise é também chamada de glândula mãe, onde esta coordena diversas outras glândulas, então ela inevitavelmente atua sobre o funcionamento das supra renais, da Tireóide, dos ovários, dos testículos, explicando os mais variados efeitos e reações no metabolismo.

NEUROTRANSMISSORES

Sabe-se que a Acupuntura atua diretamente na liberação da Serotonina, dos Peptídios endógenos, opióides, Beta-endorfina, Meta-encefalina e Dinorfina.
Evidenciam-se diversos efeitos benéficos da acupuntura, principalmente na diminuição da dor, devido a liberação de endorfinas, assim como melhora dos quadros de gastrite e refluxo gastro-esofágico, pela diminuição da secreção ácida no estômago.

TRATAMENTO NA MEDICINA CHINESA
-USO DE AGULHAMENTO SISTÊMICO (NO CORPO)
-AURICULOACUPUNTURA (NA ORELHA)
-VENTOSATERAPIA (COPOS- PROMOVENDO SUCÇÃO NO LOCAL)
-ELETROACUPUNTURA (USO DE APARELHOS)
-MOXABUSTÃO (BASTÃO DE ARTEMÍSIA, PROMOVENDO CALOR NO LOCAL)
-LASER ACUPUNTURA
-ACUPUNTURA EM ESTÉTICA CORPORAL E FACIAL
-FITOTERAPIA CHINESA ( USO DE HERBÁCIOS CHINESES)


Acupuntura, a arte de inserir, promovendo a vida e o equilíbrio energético, conduzindo a mente e o corpo à plenitude de saúde.

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...