domingo, 8 de janeiro de 2012

ENVELHECIMENTO, ASPECTO EMOCIONAL, DOENÇAS OPORTUNISTAS E MEDICINA CHINESA


A melhor idade ou dita terceira idade é uma fase da vida do individuo. Esta época da vida esta consolidada conforme a cultura e o desenvolvimento da sociedade em que vive. Em alguns países já se considera terceira idade quando se chega aos 60 anos, mas segundo a geriatria somente as 75 anos se afirma este conceito.

O ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é uma preocupação do ser humano há muito tempo. Em nossa sociedade o homem rejeita o envelhecimento, não se conformando com as mudanças que o tempo trás ao corpo ao longo de nossa vida. A terceira idade sempre trás uma idéia negativa, e de sentimentos negativos, como piedade, medo e constrangimento.
Aristóteles (filosofo grego) e Galeno, acreditavam que cada ser nascia com uma quantidade de calor que iria se dissipando com avançar de idade, chegando a terceira idade.

Na China o taoísmo  preconiza o encontro do “verdadeiro caminho”que seria de viver tanto até se tornar imortal, para isso aprende-se a conservar energia, como controle da respiração, alimentação natural, evitar carne e álcool e usar a meditação.







O ASPECTO EMOCIONAL NO IDOSO

O relacionamento do idoso com o mundo, meio social e família se caracteriza pelas dificuldades emocionais quanto fisiológicas. Neste contexto o idoso se depara com dificuldades na sua performance ocupacional e social e conseqüente dificuldade em aceitar o novo, as alterações nas escalas de valores psíquico-intrinsicas despojadas no âmbito e degratante pensamento do fim...
No relacionamento com sua historia o idoso pode atribuir novos significados a fatos antigos e trazer um tom mais colorido ao aspecto “démodé”, passando a dar um ar mais colorido e glorioso a tudo que fez e transportar para o futuro uma idéia de projeção e abnegação dos sentimentos rudes e melancólicos. Por tudo isto o idoso se faz rico de experiência, dinâmico psiquicamnte e extremamente complicado no atrós devaneio do contexto aceitação pela idade!
Freud afirmava que determinantes patogênicos envolvidos nos transtornos mentais são divididos em duas partes: aqueles que o individuo traz  consigo, e aquele que a vida lhe traz.

DEPRESSÃO


A depressão constitui a enfermidade mental mais comum nos idosos, comprometendo sua qualidade de vida, sendo considerada fatores  de risco nos casos demênciais principalmente nos pacientes que tem doenças crônico-degenerativas ou incapacintantes. Estes pacientes apresentam baixa auto-estima, com tendência a desenvolver doenças oportuneistas, pois poderá haver mudanças no aspecto imunológico de defesa contra doenças.

PRINCIPAIS DOENÇAS NO ENVELHECIMENTO

-CARDIOVASCULARES: 
Infarto do miocárdio, angina e insuficiência cardíaca. São fatores de risco devido ao sedentarismo, fumo, diabetes, alto colesterol e obesidade.
-DERRAMES: Acidente vascular cerebral. Os fatores de risco são os mesmos dos cardiovasculares, mas o pior é a hipertensão arterial sistêmica (pressão alta).

-PNEUMONIA: Pacientes idosos com gripe persistente, enfisema e bronquite crônica e pacientes imóvies na cama tem fatores de risco.

-CÂNCER: Pessoas fumantes, exposição excessiva ao sol, obesidade, alcoolismo, fatores hereditários tem fatores de risco.

-ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA: Tabagismo, poluição são fatores de risco.

-INFECÇÃO URINÁRIA: Tanto incontinência urinaria ou retenção urinária são fatores de risco.

-OSTEOPOROSE: Mais comum em mulheres, em que  o risco é de sete vezes maior, com resultado do enfraquecimento dos ossos e risco de fraturas.

ACUPUNTURA NA TERCEIRA IDADE

Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento, onde tratamos problemas de insônia, depressão, ansiedade, estresse, cefaléias, distúrbios gastrointestinais, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, conseqüências de uso de quimioterapia, dores devido  artrites e artroses nesta fase da idade.







RESULTADOS: Há diminuição das dores e inflamações, melhora a capacidade funcional e o equilíbrio, fortalece o organismo, melhora o estado de humor e sono. Também minimiza os efeitos medicamentosos e previne o corpo contra doenças oportunistas. Podemos utilizar agulhas no corpo, na orelha, uso de ventosas e até do tratamento com raio Laser.



Tratamento





Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...