domingo, 23 de outubro de 2011

SÍNDROME DE TURNER E ACUPUNTURA












DEFINICÃO

A Síndrome de Turner que é identificada no momento do nascimento, ou antes da puberdade. Ela resulta da não-disjunção durante a formação do espermatozoide. A constituição cromossômica mais comum é a 45X. Sua ocorrência esta em torno de uma para 5000 meninas. A síndrome de Turner é uma condição que afeta somente meninas, com monossomia do cromossomo X.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

A portadora apresenta baixa estatura por haver distúrbio do crescimento,  oragãos sexuais e seios pouco desenvolvidos, tórax largo, pescoço alado ( com pregas cutâneas bilaterais), má formação das orelhas, problemas renais e cardiovasculares, ovários não produzem ovócitos , assim como alteração cardíaca  rara mas ocorre. Também ocorre quadro de graus variados de insuficiência renal, podendo levar a inchaços nas extremidades.
A alimentação fica comprometida pelo refluxo gastro-esofágico ( regurgitação) e vômitos.


CLASSIFICAÇÃO DA DOENÇA
A menina acometida apresenta perda de um cromossoma X ou Y, que ocorre durante a divisão celular. A constituição cromossômica mais constante é a 45 X (falta do cromossoma sexual X ou Y). Contudo cerca de 50% dos casos possuem outros cariótipos. Cerca de 75% dos casos são mosaicos, ou seja tem ao mesmo tempo células normais e uma alteração do cromossoma X.  O erro de formação dos gametas costuma se paterno 80%.

CAUSAS
A síndrome de Turner é uma condição que afeta apenas meninas com monossomia do cromossomo X. Não conhecimento da causa desta síndrome. Por exemplo a idade dos pais parece não ter nenhuma relevância, assim como não foram observados fatores hereditários associados.


DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO
O diagnostico da síndrome de Turner é feito através do estudo cromossômico, onde 1/3 doas doentes são diagnosticas na infância e o restante na adolescência.
O diagnóstico feito pelo cariótipo (células retiradas do sangue periférico), quanto maior for a contagem de células, maior será a probabilidade de mosaicos. Para a confirmação dos estudos é necessário uma confirmação citogenética.


TRATAMENTO CLÍNICO

Caso sério de Síndrome de Turner
Será feito por parte da medicina endocrinológica, com medicações especificas tanto para o crescimento assim como hormônios sexuais. Também utiliza-se de fisioterapia para estimulo motor.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA

Após avaliação e diagnóstico segundo a medicina tradicional chinesa, atuaremos com acupuntura em pontos específicos. O tratamento mais indicado para os bebes será com Laser acupuntura, por ser indolor e uso de Acupuntura auricular com uso de sementes.
O tratamento é eficaz para tratar o refluxo, regular o sono diminuindo o estresse, e através de pontos específicos atua sobre o sistema nervoso central liberando substancias químicas, estimulando assim os hormônios do crescimento (GH). Faremos a estimulação da supra-renal. Os resultados são evidentes logo nas primeiras sessões.








Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...