quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AMIGDALITE TRATADA NA MEDICINA CHINESA













DEFINICÃO


Amigdalite ou Tonsilite é uma inflamação nas tonsilas que podem ter diversas origens como processos inflamatórios e infecciosos por estreptococos ou por uma infecção viral. Quando o quadro é causado por uma bactéria poderá ocorrer um processo inflamatório nestas regiões com formação de placas nas mesmas. Os quadros de amigdalite bacterianas quase sempre são muito agressivos e necessitam de antibióticos, já a amigdalite viral, ou seja, a que é causada por vírus, apresenta mais comumente quadros sintomáticos de vermelhidão e irritação na garganta

TIPOS

Existem três tipos de amigdalites: Aguda, Subaguda e Crônica. A amigdalite aguda poderá ter sua origem tanto viral quanto bacteriana. A amigdalite subaguda apresentará um quadro que poderá perdurar entre três semanas e três meses. A amigdalite crônica poderá durar longos períodos, se não tratada, e quase sempre é bacteriana, sempre provocando recidivas.





SINAIS E SINTOMAS

Os principais sintomas da amigdalite são dor de garganta, dores difusas pelo corpo, alguns períodos de febre, dor na nuca, falta de apetite, dificuldade para respirar e dores de cabeça.








DIAGNÓSTICO
O mais comum é a observação da dilatação das amídalas, e também verificar histórico familiar.

COMPLICAÇÕES

Poderá ocorrer durante o período de infecção uma reação local inflamatória chamada abscesso peritoncilar. Em casos muito crônicos, onde ocorrem diversos processos infecciosos locais, poderá ocorrer um quadro de infecção mais grave, onde a bactéria pode se espalhar pelo corpo (Septicemia). Nos casos agudos, devido o quadro de inchaço nas tonsilas ou chamadas amídalas, haverá dificuldade na deglutição tanto de alimentos sólidos quanto de líquidos. As bactérias localizadas nas amídalas infectadas poderão se alimentar do próprio muco, podendo gerar forte odor devida presença de compostos sulfúricos voláteis. Outra situação complicante é que se não tratadas em estágios primários poderão ocorrer quadros de roncos, respiração oral, problemas no sono e apnéia do sono obstrutivo, podendo levar à diminuição de concentração de oxigênio na corrente sanguínea.


TRATAMENTO CLÍNICO
É feito com antibióticos, e até amigdalectomia (retirada das amídalas)

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA




















Utilizamos pontos sistêmicos, acupuntura à laser e acupuntura auricular. Após avaliação sob o conceito da medicina chinesa, observaremos os meridianos comprometidos e trataremos o meridiano do pulmão e seus pontos de conexões. A acupuntura assim que aplicada libera endorfinas e cortisol endógeno. Os resultados são promissores logo nas primeiras sessões.


A ACUPUNTURA ESTIMULA O SISTEMA IMUNOLÓGICO, MELHORANDO ASSIM A RESISTÊNCIA DO CORPO CONTRA AS DOENÇAS OU OS AGENTES CHAMADOS ANTÍGENOS.




                                   Caso Clínico (Tratamento)









Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...