quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TENSÃO PRÉ- MENSTRUAL (TPM) TRATADA COM ACUPUNTURA















DEFINICÃO

A tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM é uma síndrome que atinge grande parte das mulheres, nos dias que antecedem o ciclo menstrual.


SINTOMAS
A sintomatologia mais comum  se caracteriza por irrtitabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Ocorre também retenção de liquido e sódio no corpo.


CAUSAS



As causas da TPM não são bem definidas, já que uma parcela da população feminina não apresenta sintomas expressivos, mas pelas características esta relacionada a elevação do estrogênio durante a fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. O organismo acaba sofrendo mudanças importantes, onde estes hormônios acabam interferindo no processo dos neurotransmissores, causando assim distúrbios psíquicos ou psiquiátricos. Podem também afetar os receptores do Sistema Nervoso Periférico.


CAUSAS NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A causa mais comum é a estagnação do Qi do fígado (Gan), mas poderão ocorrer mucosidade fogo, deficiência de sangue no fígado (Gan), deficiência do Yin do figado e do rim.


TRATAMENTO COM  ACUPUNTURA


Devemos tratar o fígado, tonificar o baço e o rim, eliminar a estagnação,  acalmar a mente, e nutrir o sangue.
Utilizamos pontos sistêmicos (no corpo), e região abdominal baixa, assim como pontos a distância e acupuntura auricular. Podemos também  utilizar moxabustão (Artemísia). Os resultados são excelentes, principalmente para mulheres que tem quadros de menstruação irregular.
OBS: O consumo de laticínios e alimentos gordurosos em excesso poderão  gerar a formação de mucosidade, onde a estagnação do fígado pode gerar fogo gerando mucosidade fogo, progredindo para os sintomas de irritabilidade, obstruindo o tórax, e acumulando liquidos pelo corpo.

Caso Clínico (Tratamento)













Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Um comentário:

  1. http://www.facebook.com/media/set/?set=a.427427060640702.110782.100001202355711&type=3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...