quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESPONDILOLISTESE TRATADA COM ACUPUNTURA












DEFINICÃO

Espondilolistese é um escorregamento de um corpo vertebral no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. O escorregamento desta vértebra ocasiona uma compressão importante de uma raiz nervosa, levando à sintomas desagradáveis.

CLASSIFICAÇÃO

São classificadas em 5 grupos: Displasica – anomalia da porção superior do sacro, Ístmica – lesão por  fratura do ístimo vertebral,  Degenerativa – processo degenerativo do disco ou da vértebra, Traumática – Fratura aguda do arco posterior da vértebra, Patológica – Enfermidade óssea (tumor).


SINTOMAS

Dor lombar, dor ciática irradiada, dor nas pernas ao caminhar, parestesia ou formigamento, encurtamento da musculatura posterior das pernas, perda de força e coordenação dos movimentos das pernas, incapacidade de andar.


CAUSAS
As causas mais comuns estão relacionadas aos adultos e idosos, quase sempre com aspecto degenerativo que é provocado pelo desgaste das articulações facetarias, fazendo parte dos mais variados quadros de degeneração da coluna vertebral.
A espondilolistese Istimica ocorre no entanto devido a um defeit das articulações  facetarias, devido a lesões ocorridas na infância e a situações genéticas associadas. Esses quadros são comuns na infância e adolescência.

EXAMES COMPLEMENTARES
RX, Ressonância Magnetica.

TRATAMENTO CLINICO
Uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos e Fisioterapia.



TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após diagnostico na medicina chinesa, observaremos os meridianos acometidos pelo quadro patológico.



A dor nas costas que dizer que há muita concentração de energia no local, esta energia refere-se ao sangue e a linfa, que parada pode provocar pontos de inflamação e dor. A aplicação da acupuntura libera endorfina, serotonina e cortisol, onde ocorrera melhora da dor, inflamação e relaxamento da musculatura.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo e local),  acupuntura auricular, uso de moxabustão (Artemísia), e também utilizamos eletroacupuntura com efeito mais rápido e duradouro. Os resultados são positivos, com alivio logo nas primeiras sessões.

CASO CLÍNICO (Tratamento)












Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...