quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DIABETES MELLITUS TRATADA COM ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA
























DEFINICÃO


Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente poderão ocorrer complicações, como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputações e lesões de difícil cicatrização.


CLASSIFICAÇÕES

- Diabetes Mellitus (tipo 1):
* Destruição das células beta levando à deficiência completa de insulina, de causa desconhecida.


- Diabetes Mellitus (tipo 2):

* Apresenta complicações devido aos graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina.







SINAIS / SINTOMAS

A tríade clássica dos sintomas da diabetes
*Poliúria (aumento do volume urinário)
*Polidipsia (sede aumentada)
*Polifagia (aumento do apetite)

OUTROS SINTOMAS IMPORTANTES
Perda de peso, visão turva, cetoacidose diabética e fadiga.

FATORES DE RISCO
Os principais são: obesidade, hipertensão arterial sistêmica, colesterol HDL (bom) abaixo de 35mg/dl e o triglicerídeos acima de 250mg/dl.

CAUSAS
Existem inúmeras causas, exemplo: defeitos genéticos no funcionamento da célula beta, defeitos genéticos no processamento da insulina, defeitos do pâncreas, incluindo patologias adquiridas, endocrinopatias (doenças dos hormônios), infecções virais, fatores genéticos tanto no tipo 1 quanto no tipo 2 e drogas medicamentosas.


FISIOPATOLOGIA


O pâncreas é o responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Como a insulina é o principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das células a partir do sangue a sua deficiência ou insensibilidade de seus receptores irão levar à desequilíbrios e a sua quantidade insuficiente irá denominar as formas de Diabetes Mellitus.


COMPLICAÇÕES

Cegueira, Hiperglicemia, Coma Diabético, Cetoacidose Diabética, Amputação, Hipertensão arterial, Tromboses, Problemas Renais, AVC, Obesidade e Pé Diabético.

TRATAMENTO CLÍNICO
Medicamentos, Hipoglicemiantes orais, insulina.


TRATAMENTO COM  ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA

O Diabetes segundo a medicina tradicional chinesa é uma doença caracterizada por um padrão desarmônico levando à quadros de deficiências funcionais dos Zang-Fu onde, o desejo de beber grandes quantidades de água fria, indica presença de calor no organismo e a sensação permanente de fome é um sinal de calor no estomago, onde a urina freqüente e abundante indica a deficiência do rim. Podemos ter também danos ao baço – pâncreas e ao estômago, assim como alterações do fígado.
Utilizamos pontos sistêmicos (agulhas no corpo) e acupuntura auricular. Os resultados são excelentes pois, haverá melhora dos níveis metabólicos e do equilíbrio energético do corpo, assim como melhora do aspecto emocional.




Caso Clínico (Tratamento)








Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...