terça-feira, 16 de agosto de 2011

TENDINITE DO OMBRO TRATADA COM ACUPUNTURA






  

DEFINICÃO

A tendinite é uma lesão inflamatória, acometendo os tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica. Os casos de tendinite do ombro são decorrentes quase sempre de uso indevido e sobrecarga nos tendões, gerando sofrimento durante anos nestes seguimentos. Com o movimento quase sempre repetitivo ocorrerá dor e ou inflamação durante os movimentos.




FASES DA DOENÇA

-AGUDA: ocorre devido a algum problema de uso excessivo articulação (prática de esportes, trabalho com movimentos repetitivos, trauma direto no ombro)

-CRONICA: resulta da lesão degenerativa, por desgaste das articulações, ou devido à idade avançada (envelhecimento biológico).


FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA
TENDINITE DO SUPRAESPINHOSO

As tendinites de ombro mais freqüentes são em função das afecções do músculo supra-espinhoso (tendinopatias com ou sem calcificação). O principal abdutor (músculo que levanta o braço na lateral), junto com o músculo deltóide, encurta o espaço na articulação do ombro neste movimento, podendo ao longo do tempo sofrer sobrecarga.


A solicitação exagerada nesta articulação gera uma inflamação devido ao atrito direto no ombro, levando a dor, edema ou inchaço, limitando o movimento de abdução ou abrir o braço. Com o atrito direto ocorrerá micro traumas no local piorando ainda mais a dor, a inflamação e o próprio movimento.
Este músculo apresenta vascularização ou suprimento de sangue muito precário.


TENDINITE DO INFRAESPINHOSO
Este músculo sofre menos sobrecarga do que o supra-espinhoso, por ter maior vascularização. Este músculo é o mais importante no movimento de rotação externa do ombro.






TENDINITE DO SUBESCAPULAR
O subescapular é o músculo mais importante no movimento de rotação interna do ombro, seu tendão é largo e achatado e se insere no pequeno tubérculo do úmero. Pode sofrer também sobrecarga devido ao esforço excessivo sofre a articulação do ombro como um todo.


QUADRO CLÍNICO
O principal sintoma é a dor, que pode vir acompanhada de crepitação, ou estalido no local, fraqueza muscular, fisgada no ombro quando realiza uma abdução (levantar o braço na lateral) seguida de uma adução (abaixar o braço). Os movimentos como um todo poderão estar acometidos pela movimentação ativa, e em casos mais graves a capsulite adesiva irá restringir ainda mais os movimentos do ombro.






TRATAMENTO CLÍNICO
Uso de antiinflamatórios e Fisioterapia.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após avaliação e exame físico e testes aplicaremos agulhas nos locais dolorosos (pontos no ombro e a distancia se for o caso), utilizaremos Moxabustão (Artemísia) no local da dor e uso de Acupuntura auricular. Os resultados são muito promissores logo nas primeiras sessões.




Caso Clínico (Tratamento)











Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511

2 comentários:

  1. Bom Dia! moro em Porto Alegre e estou atravessando uma fase bem complicada com meu ombro e não acho um profissional que eu possa confiar e que resolva meu caso. O senhor teria algum seguidor seu aqui em nossa cidade?
    Obrigada!
    Marga Comassetto

    ResponderExcluir
  2. Olá doutor, amei seu blog .Há dias q estou sofrendo com dores, o médico me receitou Escaflan assim q o medicamento acabou voltou as dores, inclusive mesmo tomando o medicamento doia um pouco, fiz rx nao deu nada.Por favor me de uma orientação se for possivel, que especialista devo procurar?Obrigada
    Alzira Cuiabá

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...