terça-feira, 9 de agosto de 2011

ARTRITE REUMATÓIDE TRATADA COM ACUPUNTURA

















DEFINICÃO

A Artrite reumatóide é uma doença grave e crônica de causa desconhecida. É uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite) e que pode levar a uma incapacitação funcional dos pacientes acometidos.



ETIOPATOGENIA

Acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa agir contra o organismo. Essa doença é resultado do auto-ataque das células imunológicas que entram nos tecidos, e no liquido sinovial, causando intenso processo inflamatório, produzindo enzimas, citosinas e anticorpos.









QUADRO CLÍNICO

Acomete inúmeras articulações como punhos, cotovelos, ombros e pescoço e deformidades, com limitações dos movimentos. É geralmente simétrica e causa edema, calor, rubor e dor nos locais afetados. Os sintomas extra-articulares são: anemia, cansaço extremo, perda do apetite, perda de peso, pericardite (inflamação do pericárdio do coração), pleurite (inflamação da pleura), e nódulos subcutâneos.



CRITÉRIO DIAGNÓSTICO

Rigidez matinal atrite de três ou mais áreas, atrite das articulações da Mao com edema, artrite sistêmica, nódulos reumatóides, fator reumatóide sérico positivo, alterações radiográficas como erosões ou descalcificações articulares.




TRATAMENTO CLÍNICO

Uso de medicamentos a base de corticóides e antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), podem ser empregados e processos cirúrgico direcionados, assim como a fisioterapia.




TRATAMENTO POR ACUPUNTURA

O conceito diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa no caso da artrite reumatóide se da por três fatores: Frio, Umidade e Vento, fatores patogênicos endógenos e exógenos.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e uso de acupuntura auricular, utilizamos nos casos de rigidez nas articulações a moxabustão (bastão de Artemísia), assim como uso do Laser para diminuir a dor e as contraturas locais.









Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...